Um site bem estruturado é a porta de entrada para uma estratégia online de sucesso. Você sabe o que levar em consideração na hora de criar seu site ou ao procurar uma empresa que se dedique a essa atividade? Descubra as coisas importantes que você deve saber ao criar um site para sua marca.
Criar um site requer muito planejamento, mas também requer conhecimentos básicos para que você não caia na armadilha de criar seu site com pouco poder de marketing.
Neste artigo, vou explicar as coisas mais importantes que você deve saber antes de contratar uma empresa para criar seu site, portal ou loja online.
Nos primórdios da Internet, criar uma página web era uma tarefa muito difícil que exigia conhecimento de linguagens de programação como HTML e domínio de programas para criar e manipular imagens.
Mas com o tempo surgiram várias possibilidades. E agora ficou muito fácil cadastrar um nome, criar um site e produzir imagens de alta qualidade para deixar a página visualmente mais agradável.
No entanto, muitas empresas queriam "pular" a web e seguir o caminho mais fácil: basta criar um perfil ou página de fãs no Facebook e torná-la o endereço de e-mail principal.
É verdade que você precisa estar nas mídias sociais, mas até ter um site ou blog, você está perdendo a oportunidade de construir seu público. Boa leitura!

O Brasil tem mais de 130 milhões de usuários de internet. Não seria ótimo ter um site sobre sua empresa que mostrasse os produtos e serviços que você oferece, disponível para todos os clientes em potencial?
Provavelmente, a maioria desses usuários usa a Internet todos os dias para pesquisar informações sobre produtos, serviços, preços e comparações de marcas. Eles simplesmente inserem o que procuram nos mecanismos de pesquisa e começam a filtrar as opções mais atraentes. O site garante que você não apenas esteja entre as opções de produtos e serviços de qualidade, mas também ajuda a construir a confiança e a credibilidade de sua marca entre os usuários. E é essencial para o sucesso online.
O que é um site?
Um site é uma coleção de páginas organizadas em um servidor de internet acessível a partir de um domínio. Assim como uma casa tem móveis como sofá, guarda-roupa, mesa, cama, um site é composto por páginas com texto, imagens, gráficos, vídeos e outras mídias.
Para que serve o site?
Um site pode servir a muitos propósitos, desde presença online até vendas. No caso de empresas, ela pode ser utilizada para esses dois propósitos: e para aumentar o alcance na internet a ponto de a marca ficar mais forte e assim aumentar as chances de mais vendas.
Como funciona o site?
Sempre que uma pessoa visita um site, ela o acessa por meio de uma URL, ou seja. o endereço de e-mail que vem depois de HTTP ou HTTPS (se for um site seguro, o que é recomendado). Em seguida, é exibido o conteúdo do site hospedado no servidor e organizado em seu banco de dados.
Como fazer um site?
Um site consiste basicamente em: um nome de domínio para definir o endereço, um servidor para armazenar todos os arquivos e um CMS para gerenciar a produção de conteúdo.
Defina o Objetivo do seu Site
Por Que Seu Negócio Precisa de Um Site?
Defina o Objetivo do seu Site
Registre Um Nome de Domínio
Escolha o Serviço de Hospedagem
Instale e Configure a Plataforma do Seu Site
Registre um domínio
Escolha o serviço de hospedagem
Instale e configure a plataforma do seu site
Produza o conteúdo
Otimize e promova seu site
Utilize sistemas de Gerenciamento de Conteúdo (CMS, como WordPress);
Criador de Sites.
Cada um desses métodos é único e tem seus próprios aspectos positivos e negativos. É por isso que vamos destacar os aspectos mais importantes na criação de sites para facilitar o processo para você.
Por Que Seu Negócio Precisa de Um Site?
São mais de 130 milhões de internautas no Brasil. Não seria ótimo ter um site sobre sua empresa que mostrasse os produtos e serviços que você oferece, disponível para todos os clientes em potencial?
Muito provavelmente, a maioria desses usuários usa a Internet todos os dias para pesquisar informações sobre produtos, serviços, preços e comparações de marcas. Eles simplesmente inserem o que procuram nos buscadores e começam a filtrar as opções mais atraentes. O site garante que você não apenas esteja entre as opções de produtos e serviços de qualidade, mas também ajuda a construir a confiança e a credibilidade de sua marca entre os usuários. E é essencial para o sucesso online.
Defina o Objetivo do seu Site
Pergunte a si mesmo sobre o que é o meu site? O que eu quero processar e exibir com ele?
Ideias de sites são abundantes. E com o plano certo, qualquer ideia pode até se tornar um negócio lucrativo.
Comece definindo claramente o objetivo do seu site e o que você espera do seu projeto.
Alguns tipos de sites incluem:
Loja Virtual
As lojas online são alguns dos sites mais visitados atualmente. Devido à popularidade dos serviços de dropshipping, todos têm a oportunidade de iniciar um negócio online. Você pode vender produtos digitais e físicos para clientes em todo o mundo (o que não seria tão fácil se você abrisse uma loja física).
Blogs
Muitos sites de sucesso começaram sua jornada com uma pesquisa muito simples: como iniciar um blog. Aqui você pode cobrir uma variedade de tópicos, desde negócios (por exemplo, afiliados ou análises de produtos) até hobbies (viagens, culinária, música, livros ou jogos).
Educação
Você tem uma habilidade especial? Por uma determinada taxa de adesão, você pode criar cursos online ou um site. Seja você um hobby ou um especialista na área, a criação de um site educacional o ajudará a se estabelecer como líder de mercado.
Notícias
Na era da ampla comunicação via Internet, criar um site de notícias é mais fácil do que nunca. Se sua paixão é publicar histórias interessantes e chamar a atenção das pessoas, um site de notícias facilitará sua vida ao administrar um negócio online.
comunidades online. O número absurdo e crescente de comunidades online é uma mensagem muito clara de que o mais importante é começar. Como leva algum tempo para construir um grande público, quanto mais cedo você iniciar essa jornada, melhor.
Portfólios
Mostrar suas habilidades e talentos pode melhorar sua exposição e visibilidade online. Além disso, os portfólios online podem lhe dar uma vantagem em entrevistas, concursos e negociações em seu nicho.
O que um site deve ter?
Entre outras coisas, as páginas ficam lentas devido a muitos códigos e scripts, imagens pesadas e animações em flash - que o Google nem lê. Além disso, o próprio Google definiu a velocidade de abertura do site como um dos critérios de classificação.
Remoção de recursos desnecessários: plug-ins e scripts ocupam espaço em seu site. Muitas vezes representam um consumo de recursos maior do que o necessário. Por isso é importante revisar constantemente a arquitetura desenvolvida e manter apenas os elementos necessários.
Revisão de código
Os elementos visíveis do seu site não merecem atenção: mesmo coisas que os usuários não percebem precisam ser revisadas, especialmente o código.
Eles têm um grande impacto no carregamento do seu site, por isso é importante mantê-los sempre limpos. Códigos pesados requerem mais trabalho dos servidores, então escolha códigos mais leves.
Medidas simples como remover espaços em branco e usar alguns programas para compactar códigos funcionam muito bem e devem ser usadas neste contexto.
Cache ativado
uma página em cache nada mais é do que uma cópia de uma anterior armazenada em um arquivo específico. Esse recurso foi projetado para evitar a sobrecarga do servidor.
Sabendo disso, é importante habilitar o cache para que seu site nem sempre seja carregado desde o início com dados já armazenados em cache. Tais recursos devem ser incluídos nas unidades de página porque aumentam a capacidade de carga.
Hospedagem
A contratação de uma hospedagem não deve ser vista apenas como uma forma de manter seu site no ar, mas sim como o primeiro passo para criar uma experiência de qualidade para o usuário, principalmente no quesito velocidade de carregamento.
Outras coisas como custo-benefício, segurança dos dados, capacidade do servidor, suporte e os diferenciais oferecidos pela empresa de hospedagem devem ser muito bem avaliadas.
Recomenda-se escolher hospedagem dedicada, se possível, pois a hospedagem compartilhada tem desempenho ruim e pode prejudicar a velocidade de carregamento da página.
Testes
Os testes são importantes para o controle de velocidade porque permitem identificar e corrigir problemas rapidamente. É possível, inclusive, contar com a ajuda de alguns clientes de confiança para dar feedback e entender melhor como os consumidores percebem a experiência oferecida pelo site.
Além disso, o teste ajuda seu site a ter um desempenho de alto nível em todos os momentos, um fator que ajuda a criar uma vantagem competitiva.
Navegação fácil e intuitiva
Páginas com fácil navegação para os visitantes impactam positivamente na experiência do usuário. Além disso, esse conceito de UX (experiência do usuário) é um dos elementos mais importantes do ranqueamento nos mecanismos de busca e também da satisfação das pessoas que visitam seu site.
Na prática, um site com navegação simples e intuitiva é aquele em que o visitante encontra o que procura sem se perder. Consiste em colocar as informações mais importantes sem rolar conforme o layout, disponibilizando ao usuário um menu no topo da página, um campo de busca bem visível e outros auxílios.
Nome de Domínio
Um nome de domínio é o endereço virtual da sua loja, também conhecido como URL (Uniform Resource Locator ou Standard Resource Locator). Este é o nome que vem logo após a tag "www", por exemplo: www.SEUSITE.com.br. Observe que "SEU SITE" é um nome de domínio.
Não há dois nomes de domínio iguais, portanto, antes de abrir sua marca ou negócio, você deve verificar a disponibilidade de domínios no registrador.br. É a parte do NIC.br responsável pelo registro e manutenção de nomes de domínio utilizando o símbolo ".br", bem como pela distribuição de Números de Sistemas Autônomos (ASN) e endereços IPv e IPv6 no país por meio do registro.
Uma dica muito importante
NUNCA compre domínios brasileiros que não estejam no registro .br, pois isso pode dificultar qualquer alteração no futuro.
A regra para nomes de domínio internacionais está mudando. Em vários países, os nomes de domínio são administrados por empresas privadas sem uma autoridade central. Então você pode comprar em sites especiais como o Go Daddy.
Agora que o nome de domínio está adquirido, você já pode pensar na hospedagem, que é o nosso próximo passo.
Hospedagem
Todo site existente consiste em arquivos que devem ser usados para funcionar. Esses arquivos devem permanecer no computador para que possam ser usados quase 2
horas por dia, 7 dias por semana, ou seja, o tempo todo.
Esses computadores são chamados de servidores porque, além de nunca serem desligados, possuem um conjunto de configurações de segurança para evitar invasões e e-mail, e sua configuração estrutural é diferente de um computador normal.
O servidor tem uma grande capacidade de armazenamento, fazendo com que empresas compartilhem seu espaço com diversos sites (imagine que sua capacidade seja em torno de 4.000 GB, e um site normal ocupa um espaço de 150MB). Este espaço para cada site é chamado de hospedagem e é o que você deve contratar para colocar o seu site no ar.
Existem muitas empresas de hospedagem no mercado, algumas boas e outras ruins. Para encontrar a melhor hospedagem para o seu site, consulte alguns clientes da empresa que estão lá há mais de um ano e pergunte sobre o serviço e manutenção.
Depois de assinar um contrato de hospedagem, é necessário se comunicar com seu host DOMAIN e isso é feito alterando os parâmetros DNS (Domain Name System) do seu domínio.
Esse trabalho é feito no registro .br (se estivermos falando do nome de domínio ".br") e é feito pela empresa que desenvolveu seu site e o colocou na hospedagem.
Site otimizado para o mobile:
Outra coisa muito importante é que seu site seja responsivo ou tenha uma versão mobile. Isso porque, em muitos segmentos, o acesso por smartphones e tablets é melhor do que por computadores de mesa. E isso não é uma fase, a tendência atual é o domínio dessas telas no mercado.
Outro motivo importante para criar um site otimizado para mobile é que, além do alto número de acessos, desde 2015 o Google passou a penalizar sites que não oferecem versões mobile.
De que adianta colocar sua marca em um site se o Google impede que as pessoas cheguem até lá?
O que levar em conta na hora de construir um site?
Criar sites de qualidade faz toda a diferença
Já que você está disposto a investir tempo e dinheiro para criar um site para você ou para sua empresa, o melhor é investir em um projeto de qualidade do qual você não se arrependerá tão cedo. E pode ter certeza que o barato sai muito caro nesse quesito.
Muitos comerciantes desperdiçam dinheiro com profissionais ou empresas não qualificadas e têm que reinvestir para recomeçar em outra empresa.
Se você decidiu que é hora de criar um site, é porque quer se destacar no mercado. E o melhor é que só por ter um site de qualidade, você já está na frente da maioria da concorrência.
Páginas da Web responsivas
Antes de começar a explicar para estranhos o que significa "responsivo", é bom lembrar que os dispositivos móveis já ultrapassaram os desktops em número de usuários. Isso nos leva a uma conclusão muito simples: a maioria das pessoas que acessam seu site o fazem em dispositivos móveis. De volta. O termo "responsivo" refere-se a sites que são projetados para funcionar bem em todos os dispositivos (smartphones, tablets e computadores). Eles adaptam automaticamente o conteúdo do site ao formato do dispositivo.
Além disso, com a ajuda de um site responsivo, você alcançará melhores posições nos buscadores. Portanto, esse recurso é necessário para qualquer site que você possa criar, incluindo o seu.
Design e Usabilidade
Não é bom ter um site que não só tem boa aparência, mas é muito fácil de navegar? Tudo o que você deseja encontrar parece estar no lugar certo. Mas não se engane, criar um site com uma experiência de usuário tão boa exige muito trabalho e planejamento.
Assim como no setor imobiliário, um projeto de arquitetura do local deve ser feito antes de fazer isso. E isso significa definir quantas páginas criar, onde colocá-las e como funciona o menu principal. Somente quando isso estiver claro e definido, passamos para a fase de design do site, momento em que o layout do site é definido.
Conteúdo
Ao visitar o site, você está navegando pelo conteúdo. Em última análise, é por isso que criamos páginas da web: para fornecer conteúdo aos usuários. Às vezes, o conteúdo é apenas um número de telefone ou horas atendimento da loja. Em outras situações, o usuário está em busca de um texto técnico sobre as propriedades do chá de camomila, por exemplo.
Então, para atrair internautas (potenciais clientes) para o seu site, ele deve ter atrativos que façam essas pessoas olharem para o que você tem a oferecer. Além disso, os robôs de busca pesquisam na Internet conteúdos relevantes essencialmente por texto. Portanto, se você tiver um ótimo artigo em seu site, os mecanismos de pesquisa encaminharão cada vez mais clientes ao seu site. Testes
Os testes
são importantes para monitorar sua velocidade de download porque ajudam a identificar e solucionar problemas rapidamente. É possível, inclusive, contar com a ajuda de alguns clientes de confiança para dar feedback e entender melhor como os consumidores percebem a experiência oferecida pelo site. Além disso, os testes ajudam seu site a ter sempre um desempenho de alto nível, fator que ajuda a criar uma vantagem competitiva.
Navegação simples e intuitiva
Páginas com fácil navegação para os visitantes impactam positivamente na experiência do usuário. Além disso, esse conceito de UX (experiência do usuário) é um dos elementos mais importantes para o ranqueamento nos mecanismos de busca e também para a satisfação das pessoas que visitam seu site.
Na prática, um site com navegação simples e intuitiva é aquele em que o visitante encontra o que procura sem se perder. Consiste em colocar as informações mais importantes sem rolar conforme o layout, disponibilizando ao usuário um menu no topo da página, um campo de busca bem visível e outros auxílios.
Maior volume de vendas
Se o site for mais intuitivo, torna a experiência mais fácil e ao mesmo tempo mais completa.
Isso permite ao cliente a liberdade de navegar por mais tempo, o que pode gerar mais vendas em uma visita, o que aumenta o ticket médio e também a repetição de visitas daquele consumidor - possibilitando mais vendas.
Fidelização do cliente
A qualidade da navegação é tão importante que contribui para a fidelização do cliente acontece quando ele tem que fazer outra compra.
Saber que seu site oferece uma ótima experiência ao usuário aumenta a probabilidade de revisitá-lo e fazer novas compras. Portanto, investir em uma navegação de qualidade não é apenas focar em aspectos técnicos, mas também criar uma conexão emocional com o consumidor.
Blog
O blog tem um peso enorme em termos de visibilidade do seu site, pois é o seu centro de conteúdo e é responsável por atrair e gerar leads.
Para se ter uma ideia, de acordo com a Pesquisa de Tendências de Conteúdo 2018 da Rock Content, as empresas que usam esse recurso têm em média o dobro de visitantes do que aquelas que não têm um blog adicionado ao site.
Quando há mais tráfego, há mais leads - e, portanto, mais clientes são gerados. No entanto, é importante ficar atento às técnicas de otimização e criação de conteúdo para que seu blog se destaque. Aqui estão cinco dicas para estratégias de produção de conteúdo para blog.
Mantenha sua personalidade acima de tudo
Seu blog não serve para nada se o material postado nele for aleatório, sem relação com sua personalidade. A personalidade deve ser considerada durante o processo de criação de um blog, desde a escolha do design até a publicação do conteúdo.
As características do seu grupo-alvo determinarão, entre outras coisas, o idioma usado em suas publicações. Em sua maioria, os blogs utilizam uma escrita mais leve, objetiva e persuasiva. No entanto, você é livre para defini-lo em seu perfil pessoal.
Use técnicas de SEO no blog
Falaremos mais sobre otimização de sites, mas primeiro vamos entender como funciona no blog. As técnicas de SEO tornam sua página mais fácil de encontrar no Google e em outros mecanismos de pesquisa e podem ser a diferença entre o que seu site precisa.
Ao adicionar conteúdo de blog ao seu site, tenha em mente as palavras-chave que sua persona mais procura.
Eles agem como uma isca que leva os internautas de um mecanismo de busca à sua página.
Certifique-se de usar um URL amigável além das palavras-chave. Novos sites podem conter URLs gerados automaticamente sem sentido. Tente mudá-lo para que seja atraente para o cliente.
Foco em resultados
Como você pode ver, a implementação de SEO ajuda o site a obter melhores números, mas para ser realmente eficaz, toda a sua estrutura deve ser criada com foco em resultados, independente de usar estratégia X ou Y
Site funcional é a condição mais importante para criar uma boa experiência e se destacar na Internet. Quer se trate de criar um novo ou remodelar um já existente, é importante mantê-lo em linha com as tendências atuais.
Se o site não funcionar bem, é sinal de que seus elementos precisam ser melhorados, principalmente para tirar possíveis objeções. Em qualquer página em que você deseja obter bons resultados, é importante que os usuários entendam rapidamente o que está acontecendo e naveguem sem problemas pelas páginas e seções
Confira abaixo alguns itens presentes em sites com foco em resultados — lembrando que nem todos são obrigatórios:
Conteúdo de alta qualidade;
Design responsivo;
Opções de acessibilidade;
CTAs bem posicionados;
Atualização constante;
Identidade visual;
Design com foco em conversão.
Ajuda especializada
A ajuda especializada é essencial para gerenciar um projeto e garantir que todos os elementos importantes que um site deve ter sejam incluídos.
Você pode criar sua própria página, mas o processo é mais trabalhoso, mais caro e leva mais tempo para ver os resultados. Hoje em dia, vale a pena recorrer a uma agência de marketing digital especializada na criação de sites. Os profissionais de escritório
não só conhecem todos os elementos mencionados, como também sabem utilizá-los da melhor forma. Portanto, vale ressaltar que a ajuda de especialistas pode influenciar na sua estratégia.
Agora que você já sabe tudo o que um site deve ter, é hora de botar a mão na massa e incorporar esses elementos na criação ou reformulação do seu site. É importante que você tenha um objetivo bem definido que sustente suas ações de gestão.
Lembre-se de que seu site deve ser organizado de forma a melhorar a experiência do usuário. Isso significa que deve ser atraente e agradável aos olhos, com carregamento rápido e conteúdo de alta qualidade.
Agora que você aprendeu o que levar em conta na hora de construir um site, deveria investir em um serviço de consultoria de marketing digital personalizado para ajudá-lo a criar uma estratégia digital que atinja seus objetivos de negócios? Clique aqui
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