De forma geral, podemos dizer que os formatos de comunicação tendem cada vez mais a convergirem em um único meio, sendo que todos, hoje em dia, são influenciados pela internet. Nesse contexto, o conteúdo gerado flui por várias plataformas e aparelhos, em que a tecnologia muda, mas o meio (web) é mantido.

Por exemplo, uma mensagem é produzida e veiculada na internet, porém quem recebe esse conteúdo pode consumi-lo em um smartphone, notebook, tablet ou outro aparelho com acesso à web. Ficou mais fácil de entender agora?
O termo “cultura de convergência” está na moda, especialmente nas áreas de comunicação, marketing digital e entretenimento. Criado e abordado no livro de mesmo nome, de autoria de Henry Jenkins, professor de Comunicação, Jornalismo e Artes Cinematográficas da Universidade de Cambridge e estudioso de mídia, esse conceito ficou famoso por explicar parte das mudanças midiáticas da atualidade.
Na cultura de convergência, os públicos são divididos pelo aumento de plataformas e canais. Assim, os usuários de mídia estão mais capacitados a interagirem nesses ambientes graças ao acesso a redes online e à própria interatividade digital.
Enquanto alguns dizem que o surgimento do marketing digital está enterrando o marketing tradicional, outros decidem por criar novas tendências e maneiras de unir o antigo e o novo em estratégias eficazes. É isso que se trata o marketing de convergência.
A coexistência das duas formas “gerais” de marketing fez com que os profissionais de comunicação tivessem que se desdobrar para criar campanhas coesas para o meio digital e o físico. Assim, com ações digitais, realizadas através da internet, alinhadas com as estratégias do marketing físico, aquele tradicional que engloba ações no ponto de vendas, material promocional e uso das mídias tradicionais (revista, jornal, televisão, rádio…), surgiu o marketing de convergência.
Como o nome já diz, a convergência vem da interligação entre estratégias digitais e off-line. O objetivo dessa nova estratégia é otimizar os resultados de campanhas de marketing e comunicação por conectar suas ações. Isso significa que ações digitais também terão impacto no meio físico, assim como o marketing tradicional também pode ser sentido no meio digital.
O marketing de convergência visa à união do online e offline, do emocional com o racional, da comunicação via Web com a física. Por isso, propõe uma nova estrutura do mix de marketing.
Convergência na customização
O cliente pode participar do planejamento, da elaboração dos produtos, deixando-os customizados, os clientes ainda podem construir seus próprios produtos.
Convergência de comunidades
O cliente híbrido valoriza relacionamentos interpessoais, tanto no mundo virtual quanto no real, e pode fazer comunidades do modo que mais desejar. As redes sociais são a prova disso.
Convergência dos canais
Os clientes querem se conectar às empresas em todos os canais, e serem reconhecido por conectarem-se em canais múltiplos.
Convergência de valor competitivo
É o cliente quem faz a relação valor x preço do produto. Como ele tem esse poder, é preciso ter certeza de que deseja ter a experiência de compra.
Convergência de escolha
As empresas precisam oferecer ferramentas que disponibilizem as informações suficientes para o cliente tomar a decisão de compra.
Esses pontos mostram o que o novo consumidor centauro busca agora com mais poderes e cada vez mais autonomia no processo da compra. Basta a cada empresa se adequar a essas novas exigências ou serem moldadas pelo mercado.
Mas quem é o novo consumidor?
O novo consumidor é um pessoa resultante da convergência entre on-line e off-line. É um “consumidor centauro” não se considera um e-consumidor, tampouco pode ser classificado como um consumidor tradicional. São pessoas que buscam exclusividade e personalização, mas também compram produtos de prateleiras. Querem interação social, participam de comunidades virtuais, mas não deixam de se encontrar com os amigos em locais físicos. Desejam opções variadas de canais para comprar, têm sede por competitividade de valor e utilizam diferentes meios para obter informações e tomar melhores decisões.
Voltando ao Marketing de convergência.
Esse novo consumidor, que caminha com pés rápidos nas novas tecnologias mas ainda possui o antigo e imprevisível coração humano, abre várias e novas oportunidades de crescimento, isso porque mercados antes esquecidos ou considerados impossíveis agora são acessíveis, pois não há limite de distância para a Internet.
O marketing de convergência visa união do on-line e off-line, do emocional com o racional da comunicação via Web com a física. Por isso, propõem uma nova estrutura do mix de marketing.
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