O marketing digital para empresas de serviços se tornou uma das formas mais eficazes de mostrar seus negócios e soluções para potenciais clientes, mostrar seus diferenciais, crescer, engajar e converter usuários em leads.
Você pode oferecer os melhores produtos ou serviços do mundo, mas isso por si só não ajudará se seus clientes em potencial não conseguirem encontrá-lo. É por isso que você precisa de uma ótima estratégia de marketing, mesmo se for uma pequena empresa.
Primeiro, vamos falar sobre formas de comunicação importantes e já tradicionais. Tanto a publicidade quanto as relações públicas (ou uma agência de imprensa) são formas persuasivas. Além do fato de que a existência da sua empresa é interessante de comunicar ao cliente. Porém, são formas de trabalhar para empresas mais maduras e com certo poder de investimento.
Um dos truques de marketing para pequenas empresas é um segmento de clientes claramente definido que trabalhe com eficiência e confiança.
Um equívoco comum é que existe alguma estratégia universal de marketing para pequenas empresas que você pode seguir e esperar grandes resultados, não importa o que sua empresa faça. Isso simplesmente não é verdade porque cada empresa é diferente e todos têm requisitos diferentes.

A jornada do consumidor até a contratação de um prestador de serviços é um pouco mais longa e contém mais especificidades do que na compra de produtos.
Essa especialidade exige que sua estratégia se concentre mais em agregar valor aos clientes, construir relacionamentos e inspirar confiança em todas as etapas do funil de vendas. A definição de metas não é apenas o primeiro passo de uma estratégia de marketing digital para empresas de serviços, mas também é essencial porque orienta as ações a serem tomadas.
Construindo uma estrutura de marketing de entrada: O marketing de entrada é uma estratégia de marketing baseada na permissão do usuário. Ao contrário de estratégias que interrompem a jornada do usuário exibindo anúncios no meio de um vídeo do YouTube, como o Enbound, a empresa participa da jornada de compra do cliente. Por exemplo, o YouTube produz vídeos com conteúdo relevante que são usados para responder a perguntas comuns de empresários. Portanto, inbound marketing e marketing de conteúdo são estratégias irmãs. Um se beneficia do outro e eles andam de mãos dadas.
As medidas de inbound marketing que devem fazer parte de uma estratégia de marketing digital para empresas de serviços são:
Marketing de Conteúdo,
Blog,
SEO,
Produção de Conteúdo para Redes Sociais.
Crie uma identidade clara:
Para comunicar o que sua empresa é, faz e representa, você deve ter uma identidade clara. Se você sabe o que sua empresa representa, você precisa de:
nomes correspondentes;
emblema;
cores e imagens para transmitir aos seus clientes.
Existem várias maneiras de fazer isso, incluindo a contratação de um freelancer ou parceria com uma agência estabelecida. Considere como grandes empresas como Starbucks ou McDonald's são definidas por marcas, logotipos e cores.
Se você tem um logotipo, não se esqueça de colocá-lo em tudo:
Publicidade;
Cartões de visita;
envelopes;
Assinatura de e-mail etc.
O objetivo é aumentar o reconhecimento e a visibilidade da marca.
Você também deve ir além de apenas carimbar o logotipo em todos os lugares - a marca deve ser memorável mesmo quando o logotipo é removido.
O marketing digital é para todos! A tecnologia está aqui e também pode ajudá-lo a se comunicar com o cliente. Com o crescimento do marketing digital surge a oportunidade de trabalhar com suas redes sociais, como influenciadores. Mas o segredo do seu sucesso está em outros métodos de comunicação quando se trata de comunicar sua soluções em existência ao cliente.
Primeiro, vamos distinguir entre redes sociais e redes sociais. A mídia social é a própria mídia, como mídia impressa, televisão ou rádio. Esta é uma média. E as redes sociais são diferentes plataformas no universo das redes sociais, como o Facebook, Instagram ou Linkedin. Além de ter uma boa presença nas redes sociais, você deve criar uma estratégia que se destaque entre as diversas marcas presentes. É importante entender quais redes fazem sentido para sua marca. Crie conteúdo exclusivo, publique regularmente e use um estilo consistente de discussão e postagem.
Fale sobre seus produtos, mas também forneça conteúdo de qualidade que agregue informações e interesse ao leitor. Assim como as empresas que vendem produtos, as empresas de serviços também se beneficiam da publicidade paga, o que torna os resultados mais rápidos e imediatos.
Faça uma lista dos canais em que seus clientes ideais estão e considere veicular anúncios para direcioná-los a coisas como seu site, um webinar que você está hospedando, uma página de destino com material em que possam estar interessados.
Por exemplo, se você possui uma empresa de consultoria financeira, uma estratégia para converter visitantes em leads é criar anúncios que direcionem esses usuários para uma página de destino que forneça uma planilha automatizada para gerenciar seus negócios.
Com esse lead, a comunicação começa por e-mail, texto e até telefone.
Tenha cuidado ao abordar leads e lembre-se de avaliar onde eles estão no funil de vendas para não surtar.
Invista em anúncios nas plataformas onde seus clientes e prospects estão.
Os anúncios do Facebook são uma das melhores maneiras de segmentar um grupo específico. Seu anúncio pode se concentrar em fatores como:
idade;
sexo;
lugar;
juros;
O sistema é fácil de usar e relativamente barato, tornando a plataforma uma excelente estratégia de marketing para pequenas empresas que desejam alcançar o maior número possível de clientes em um curto espaço de tempo. Quando se trata de campanhas, é importante que sua empresa acompanhe os resultados de cada atividade.
Compreender como o marketing digital funciona para empresas de serviços e adaptar suas campanhas é fundamental para maximizar cada canal e ROI.
Essa é, sem dúvida, uma das maiores vantagens do marketing digital: permite uma gestão eficiente dos dados e o acompanhamento dos resultados para que melhorias possam ser feitas.
Assim sua empresa não gasta dinheiro em campanhas que não funcionam e pode direcionar investimentos para atividades que realmente dêem resultados.
Usar canais como o Google Analytics pode ajudar você a identificar o que está funcionando bem e corrigir o que está errado. Só assim você poderá começar a entender como seu consumidor se comporta e oferecer mais do que ele deseja.
SEO (Search Engine Optimization), também conhecido como otimização de sites, é rapidamente definido como uma forma de aumentar os acessos em um site. E hoje é muito importante comunicar mais da sua empresa para o cliente. Uma das maneiras mais importantes de direcionar o tráfego da Internet para o seu site é por meio de pesquisas no Google. Embora o Google altere seus algoritmos de pesquisa, você ainda precisa manter suas palavras-chave otimizadas localmente para garantir uma boa classificação nas pesquisas.
É sabido que ter seu site na primeira página de resultados do Google aumenta muito suas chances de conseguir um clique. Então faça o seu melhor para estar lá.
No exemplo a seguir, marcamos em vermelho os resultados classificados por estratégias de otimização de mecanismos de busca para estudos de gestão empresarial. A melhor parte do SEO que está no Google pode ser feita em diferentes seções e configurações do site. Existem mais de 200 regras do Google a serem seguidas. Contribuir com conteúdo para se comunicar com o cliente. Invista em produção de qualidade. Um que esclareça as dúvidas mais comuns dos clientes e desenvolva um relacionamento diferenciado entre eles e sua marca.
Bem feito, conteúdo de alta qualidade e seguir uma estratégia de palavras-chave relevantes para sua marca com certeza fará uma grande diferença nas buscas de seus clientes no Google. Esteja avisado que esta estratégia requer muito planejamento e paciência - sim, leva tempo para ver os resultados.
Uma estratégia de marketing focada em e-mail para pequenas empresas oferece muitas vantagens como canal de marketing:
é fácil de implementar;
fácil de automatizar;
permite comunicação instantânea;
custa muito pouco;
O pode alcançar um grande número de clientes em potencial com as maiores taxas de abertura, especialmente se você segmentar sua lista.
Depois de adicionar alguém à sua lista de e-mail, forneça conteúdo interessante, valioso e relevante que as pessoas realmente abram, em vez de excluir ou enviar imediatamente para a pasta de spam. Caso contrário, você está perdendo seu tempo.
A ideia principal é fazer com que as pessoas voltem ao seu site mais tarde, quando provavelmente comprarão seu produto. As conversões de leads por e-mail ainda são uma das maiores fontes.
Acho legal, mas você não sabe por onde começar? Estamos lançando mais um vídeo, desta vez sobre e-mail marketing, ou melhor, criando uma estratégia de e-mail marketing na prática, usando uma ferramenta gratuita como o MailChimp.
Invista em tecnologia: Quando falamos de tecnologia de marketing digital para empresas de serviços, não estamos falando apenas de canais de comunicação como redes sociais e e-mail marketing, mas ferramentas de marketing digital que ajudam a implementar e gerenciar esses canais.
Ferramenta de automação de marketing torna o trabalho mais estratégico e produtivo.
Além de automatizar algumas tarefas repetitivas como lançar um e-mail, criar um feed, uma ferramenta de marketing para empresas de serviços também permite realizar outras tarefas como:
lead scoring,
lead tracking,
segmentação de contato, entre outras coisas , enviando e-mails pessoais.
Todas essas ações só são possíveis quando você tem um software de automação de marketing ao seu lado.
Peça referências: a estratégia de marketing para pequenas empresas mais usada desde sua avó!
Use seus clientes existentes para expandir seus negócios. Por exemplo, você pode criar um programa de indicação para incentivar seus clientes.
É difícil generalizar aqui porque pode assumir muitas formas, dependendo do tipo de negócio que você administra. Mas se você oferecer recompensas como produtos gratuitos, presentes, descontos ou qualquer outra coisa, seus clientes já satisfeitos ficarão felizes em trazer mais leads.
Outro benefício das referências é que quando seus clientes recomendam você para seus amigos, os amigos deles automaticamente confiarão em você. Por isso, as referências oferecem uma taxa de conversão muito maior do que muitos outros canais.
Existem muitos canais de marketing diferentes e diferentes estratégias de marketing para pequenas empresas aumentarem a exposição. Acima de tudo, não tenha medo de experimentar diferentes métodos de marketing – e concentre sua energia no que funciona melhor para você e sua empresa.
O marketing digital é uma forma mais barata de alcançar seus clientes, principalmente para pequenas empresas.
Além do custo da campanha construído sobre as capacidades financeiras de cada empresa, as plataformas permitem uma segmentação tão precisa dos clientes que aumenta o ROI das medidas e aumenta a atividade comercial.
Nunca esqueça o bom atendimento
Informar o cliente e o mercado sobre a existência de sua empresa é muito importante. Mas nunca se esqueça da importância da comunicação e do bom atendimento para a fidelização desse cliente e até mesmo ser um revendedor de seus conhecimentos, práticas, serviços ou produtos. Se o cliente estiver muito presente, ele se torna um influenciador da sua marca
Mas as estratégias não são só marketing... aqui sempre falamos da importância de ter recursos que melhorem processos e ferramentas diárias. Não faz sentido ter uma estratégia de marketing de guerrilha e não fazer o dever de casa por completo.
Agora é só colocar a mão na massa e aplicar as dicas que você aprendeu aqui!
E se quiser uma ajuda profissional para melhorar os seus resultados é muito simples basta clicar aqui para o atendimento.
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