Quem não é visto, não é lembrado. A frase, atribuída ao filósofo francês René Descartes, é quase um mantra para justificar a importância de investimentos em estratégias de marketing. Seja para tornar a empresa conhecida ou para fixar a sua marca como imediata lembrança entre os clientes, surge a necessidade de divulgação.
No artigo de hoje, você saberá mais sobre o que é e como funciona o marketing para empresas de serviços e como o Marketing Digital pode ajudar marcas desse segmento a construírem valor.
Boa leitura!

Hoje existem inúmeras ações de marketing para escolher. Qual estratégia de marketing para serviços escolher?
Geralmente, as empresas de pequeno, médio e até grande porte sempre possuem nos seus desafios diários a preocupação em:
como manter os seus atuais clientes?
como conseguir mais clientes ao mesmo tempo?
Esses tipos de perguntas é comum nos grupos de empresários.
As empresas pequenas e que não possuem muitos investimento em marketing para serviços e vendas, por exemplo, acabam sofrendo na banalização de preços.
Dicas:
1) Reconhecimento de Marca e Confiança
Essa é uma das estratégias de marketing que devem estar no topo da sua lista.
Você já deve saber que as pessoas geralmente compram produtos e serviços das empresas que confiam.
Em tempos de crise, como esse que estamos passando, por conta do Coronavírus, é imprescindível que a sua confiabilidade esteja em alta. E ela está?
Momentos como esses nos fazem perceber que estratégias com foco em vendas não devem ser suas únicas estratégias de marketing.
Você precisa trabalhar seu reconhecimento de marca constantemente. Ser lembrado em dias bons e em dias ruins. O que vai sempre contribuir para a decisão de compra, em meio à concorrência, é a confiança.
Pare agora de deixar essa estratégia para depois.
2) Atualize a sua Persona
Atualize agora mesmo a sua persona. Essa será uma dica breve e bem simples para acrescentar nas suas estratégias de marketing. Sua persona pode estar passando por momentos difíceis, estar mudando suas prioridades, estar se reinventando, estar buscando novas soluções, e de uma coisa eu tenho certeza, ela não é a mesma persona de 30 dias atrás.
3) Crie redes de indicações
As empresas que atualmente tem conquistado um crescimento exponencial criaram em suas estruturas de aquisição de clientes, uma rede de indicações para se fortalecerem no mercado. A estratégia é simples e se baseia no ato do ser humano falar das suas experiências, por meio do boca a boca. Empresas que trabalham com Programas de Indicação, conquistam um retorno imediato sobre seus investimentos. As ações de indicação boca a boca, podem trazer resultados no curtíssimo prazo e até mesmo no dia seguinte a indicação.
4) Apoio à venda
O que você oferece como diferencial e que valor agrega ao cliente. Essas são informações que precisam chegar ao conhecimento do seu público-alvo, pois servem como suporte para a atração de potenciais clientes e, quem sabe, futuras vendas. Um empreendedor de pequeno porte precisa agir com inteligência. Nem toda estratégia de marketing exige um investimento financeiro significativo. Uma boa ideia é apostar em parcerias com concorrentes indiretos, ou seja, que não exercem a mesma atividade, mas disputam o mesmo cliente que você.
São exemplos os estabelecimentos “genéricos”, voltados a todo o tipo de público, como padarias, farmácias, restaurantes e bancas de jornal. Um trabalho de marketing cooperado, que resulte na exposição da sua marca em outro estabelecimento, e vice-versa, tende a ser eficaz, especialmente se o seu raio de atuação não for muito extenso.
5) Eduque o Mercado
O digital é inclusivo. Em pouco mais de um mês, o aplicativo Zoom para vídeo-chamadas ganhou 12 milhões de adeptos, graças à necessidade para conectar grandes grupos pela internet.
Muitas pessoas estão migrando do off para o on. Muitos Deliverys não tem agência. Muitas empresas não possuem estratégias de marketing.
Sua oportunidade aqui é de educar o mercado para a importância do digital e vender seu peixe. Lembre-se de ser muito mais que um vendedor, mas sim, um solucionador de problemas.
6) Invista no marketing digital
O marketing digital quase dispensa comentários, tanto pela evidência que vem adquirindo como principal estratégia de divulgação empresarial, quanto pela quantidade e qualidade de suas ferramentas. Um site, um blog, e-mail marketing e redes sociais são alguns dos instrumentos utilizados para gerar tráfego, atrair clientes e fomentar as vendas.
Mas o que talvez você não tenha percebido é a possibilidade de aplicações do marketing digital dentro de outras estratégias. No apoio à venda, por exemplo, o e-mail é quase como um folder digital. Já para o marketing cooperado, as redes sociais são um canal moderno e capaz de promover uma troca que agrade aos dois lados da parceria.
7) Tenha um blog
Segundo uma pesquisa do Hubspot, cerca de 53% dos profissionais de marketing dizem que a manutenção de um blog é a principal prioridade da suas estratégias de inbound marketing.
Ter um blog é fundamental para a melhor classificação do seu site nos resultados dos mecanismos de buscas, gerando mais tráfego.
Também é uma boa maneira de responder as dúvidas do seu público de forma natural, mostrando que sua empresa tem autoridade no assunto.
8) Invista em redes sociais
Hoje é difícil encontrar alguém que não faça parte de pelo menos alguma rede social.
Por isso, ter o perfil nos canais mais utilizados por sua audiência é essencial para criar um vínculo com ela.
Isso possibilita a divulgação e viralização do conteúdo produzido e uma comunicação muito mais direta e humanizada entre a empresa e o cliente.
Só não vale deixar o cliente esperando muito tempo por uma resposta.
Dicas Bônus: O Brasil ocupa a terceira posição no tempo de navegação na internet – o que significa que um brasileiro fica, em média, 9 horas e 14 minutos por dia na internet -, e sabe o que isso quer dizer?
Que está mais do que claro, que o seu público está navegando horas nas redes sociais, acessando sites ou vendo e-mails.
A primeira coisa que você precisa definir, nesse sentido, é se você prefere contratar uma agência de marketing ou fazer internamente.
E se quiser uma ajuda profissional para melhorar os seus resultados é muito simples basta clicar aqui para o atendimento.
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