top of page

Dicas essenciais de Marketing Digital no Instagram

Atualizado: 17 de mai. de 2023




Dica #01: Defina seus objetivos: você quer vender mais? Estabelecer um relacionamento mais próximo com seus clientes? Tornar sua empresa conhecida Brasil afora? Ou tudo isso? Pensar nestas questões vai te ajudar a alinhar o conteúdo ao seu propósito.


Dica #02: Conheça seu público: você deve entender profundamente o público com o qual se comunica para conseguir causar transformação. A maior parte é formada por pessoas de que gênero, idade, profissão? Busque até as informações mais profundas: como se sente, com o que se preocupa, sonha, etc.


Dica #03: Aproveite o poder da humanização: uma estratégia cada vez mais comum e eficaz no Marketing Digital é a empresa mostrar quem está “por trás” dela, sendo representada pelo rosto de uma pessoa ou um personagem. Assim se cria vínculo com o público, que consegue enxergar seus valores facilmente.



Vídeo marketing


A utilização de vídeos em estratégias de Marketing Digital é mais uma tendência forte para 2021. A inclusão de conteúdo audiovisual em landing pages aumenta as taxas de conversão em até 80%, enquanto no e-mail marketing pode ampliar em até 300% as taxas de cliques.


Páginas institucionais em plataformas como YouTube, Facebook, Instagram e Vimeo também podem ser uma boa pedida. Desenvolva sua estratégia levando em consideração os canais que se adequam à sua audiência. O mais importante é saber que os vídeos são altamente engajadores e podem ajudar a encantar o seu consumidor.


IGTV


O IGTV é a nova plataforma de vídeos do Instagram (nascido em junho de 2018) e já mostrou que veio para revolucionar a produção audiovisual das redes sociais. Se trata de uma ferramenta focada em produtores de conteúdo que não conseguiam publicar vídeos maiores (devido a especificações técnicas) no Instagram.


Agora, é possível postar vídeos de 60 minutos na vertical com resolução 4K. A inserção de CTAs, links e o popular “arraste para cima” também poderá ser feita nos conteúdos para aumentar a interação dos usuários com a marca.


Use Instagram Stories:


Se você quiser gerar leads, Instagram Stories vai te ajudar.


Os Stories são diferentes de postagens comuns do Instagram porque estão no formato “slideshow”.


Ficam ativos por apenas 24 horas, mas podem ser salvas em qualquer um dos seus dispositivos e utilizadas novamente mais tarde.


Esse recurso é semelhante ao Snapchat Stories (e é de fato um concorrente direto).


Em vez de aparecer no feed de notícias, Instagram Stories aparece em uma pequena área acima na tela.


Quando um usuário clicar em sua foto, uma janela vai aparecer onde eles podem visualizar seus stories.



Algoritmo X Conteúdo


Basta uma rápida pesquisa sobre o assunto para encontrar inúmeras informações a respeito do famoso algoritmo. Ficar à frente das mudanças parece difícil porque, a todo momento, novas ferramentas e formatos de conteúdo são criados.


Mas, calma, que isso está longe de ser tudo e não deve ser seu foco principal!


Aqui vai a primeira e mais importante dica desse artigo: sua empresa terá resultados muito melhores se focar na qualidade do conteúdo. A função do algoritmo nada mais é do que distribuir conteúdo do interesse de cada público, ou seja, ele não será seu inimigo se você souber o que compartilhar!


Outra dica é que, se você começar a utilizar cada nova ferramenta lançada, como o Reels, o Instagram dará prioridade na sua apresentação. Também é levado em consideração o tempo que um único conteúdo prende a atenção de quem o lê, demonstrando que é de valor e, automaticamente, a entrega dele se torna maior.


Dicas de Instagram para criar conteúdos


1. Organize os seus filtros:


O Instagram oferece uma infinidade de filtros, que são um dos seus principais recursos nativos e fazem parte do seu DNA. Para as marcas, porém, é interessante trabalhar apenas com alguns filtros, que marquem a sua identidade visual na rede e ajudem a organizar o feed do Instagram.


Para facilitar a sua vida, você pode ocultar os filtros que não usa, e deixar visíveis apenas os mais usados. Para isso, na edição da imagem, basta manter o filtro pressionado e arrastar para ocultá-lo.


2. Crie tags de produtos nas publicações do feed e nas Stories:


Quer transformar o Instagram em uma vitrine da marca? Você pode adicionar tags de produtos às publicações do feed e das stories e direcionar os usuários para o seu site.


Aproveite para fugir das fotos tradicionais de catálogo e mostrar o seu produto em uso, em uma situação real. Assim, os usuários conseguem perceber o valor e utilidade dos itens.


Para ativar esse recurso, você precisa migrar para um perfil comercial e ser aprovado para compras no Instagram. Depois, é só marcar os produtos nas publicações.


3. Transforme posts orgânicos em anúncios pelo gerenciador:


Desde que a publicidade entrou no Instagram, o app permite transformar posts orgânicos em anúncios. Só que antes isso só podia ser feito pela ferramenta nativa do aplicativo, ao clicar no botão “Promover”.


Agora, é possível transformar posts do feed do Instagram em anúncios pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook, que oferece muito mais opções de configuração.


4. Mencione usuários nas Stories:


Nas stories, você pode marcar usuários que estão na publicação. Para isso, basta selecionar a opção “Mencionar” nos stickers.


Ao mencionar, você pode escolher se permite que as pessoas marcadas adicionem esse post às stories delas.


Para as marcas, pode ser interessante usar esse recurso para marcar clientes em publicações relevantes (sem fazer spam!). Ou, caso o seu perfil seja marcado, você pode republicar o post nas suas stories e enriquecer a interação com os seguidores. Eles vão adorar aparecer lá!


5. Coloque mais de um link na sua bio:


Muita gente usa o link na bio como uma alternativa à restrição do Instagram ao uso de links nas postagens. Porém, existe aí outra restrição: o link na bio é apenas um link ― e você deve ter muito mais para mostrar aos usuários!


Como resolver isso? Existem apps (como Linktree e ContactInBio) que permitem publicar uma “árvore de links”. Eles criam uma espécie de landing page com os links que você quer incluir, e você recebe uma URL única para colocar na sua bio.


6. Crie coleções de posts salvos:


Sabia que você pode salvar um post no Instagram para ver depois? Basta clicar na etiquetinha que existe embaixo de cada post. Mas não é só isso: você pode criar coleções de posts salvos e usar isso para otimizar o seu trabalho. Por exemplo, crie coleções para salvar:


Referências de posts inspiradores para o seu perfil;

Posts de seguidores em que a sua marca aparece;

Publicações de concorrentes.


 
 
 

Comments


© 2025  Convergência - Especialistas em Marketing de Resultados 

  • Instagram Basic Black
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page