Conteúdo educacional é todo material que visa levar aprendizado e valor ao público e gerar proximidade com a marca. Especialmente em períodos de crise global, como a pandemia do coronavírus, fortalecer a relação com o consumidor é fundamental. Por isso, videoaulas, ebooks, blog posts e webinars têm grande valor.
Atração e retenção de clientes são duas etapas distintas e fundamentais do trabalho de Marketing de Conteúdo nas empresas. Ao mesmo tempo em que alcançar novos consumidores é importante, criar um público recorrente traz sustentabilidade.
Entre as várias estratégias possíveis para isso, uma das principais, especialmente em períodos de crise, é a oferta de conteúdo educacional.

O conceito dessa estratégia é oferecer uma relação de troca com o público. Enquanto o aprendizado é oferecido de maneira gratuita e acessível, a empresa conquista reconhecimento e empatia por parte da audiência.
Assim, uma relação mais próxima é criada, gerando um engajamento que pode ser amplamente explorado no longo prazo, com relações comerciais.
Para aproveitar esses benefícios, no entanto, é fundamental desenvolver uma estratégia repleta de conteúdos educativos, oferecendo-os de maneira decisiva.
Neste post falaremos mais sobre o assunto, a partir dos seguintes tópicos:
O que são os conteúdos educacionais?
Conteúdos educacionais são materiais, como blog posts, ebooks, videoaulas e webinars, que as empresas podem oferecer dentro de duas propostas principais: comercializar conhecimento como atividade principal, no caso de instituições de ensino, ou oferecer gratuitamente em estratégias de atração e engajamento.
Por mais que sejam próximos, há diferenças relevantes entre esses dois formatos. EAD é um modelo de negócio importante e bem estabelecido, com ótima aceitação. No entanto, nossa intenção hoje não é falar dele. Instituições de ensino vendem esse produto como principal atividade, ou seja, não é parte de uma estratégia de marketing.
A relação entre conteúdos educacionais e o marketing
Um conteúdo educacional, quando é parte de estratégias de Marketing de Conteúdo, tem a seguinte proposta: atrair público qualificado e engajá-lo.
A partir disso, um relacionamento é criado com essas pessoas, que passam a ver sua empresa como fonte de informação. Ainda que, em um primeiro momento, uma venda direta não seja o caso, engajar é importante.
Não há necessariamente a venda daquele conteúdo, mas ele funciona como uma preparação para que, posteriormente, esse público-alvo se interesse, ou ao menos esteja mais aberto, aos serviços e produtos oferecidos por empresa.
O fator principal que gera isso é justamente a oferta de material educacional, que agrega valor para o público e entrega exatamente o que ele esperava.
O impacto de conteúdos educacionais em períodos de crise
Períodos de crise global, como a pandemia do novo coronavírus, têm gerado grande impacto comercial em empresas de todos os setores.
Impedidas de abrir sedes físicas, lucrando menos e contando com o menor poder de compra do público, companhias têm tentado lidar de forma estratégica com a nova realidade. Nesse cenário novo, a aproximação com o consumidor é essencial.
O conteúdo educacional tem sido uma escolha sensata e muito positiva, na tentativa de se aproximar do público enquanto não é possível vender como antes.
Não há, ainda, uma ideia de gerar vendas diretas por meio desses conteúdos oferecidos gratuitamente. No entanto, as marcas usam essa estratégia para estreitar relações e construir uma imagem positiva.
O período de crise tem feito com que mais pessoas busquem conteúdos gratuitos e, com o maior tempo para se dedicar a atividades que não exigem sair de casa, aprender é uma opção interessante.
Assim, as empresas têm oferecido o que vai ao encontro do desejo atual do consumidor e, paralelamente, elas têm construído uma relação para gerar conversões, ainda que futuramente.
Fonte: rockcontent
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