Dicas de sucesso para iniciantes, saiba como aumentar as vendas pelo Instagram

O Instagram possui 1 bilhão de usuários no mundo. Deles, os brasileiros são o segundo público mais presente, atrás apenas dos norte-americanos.
Segundo dados da companhia (Instagram):
60% das pessoas descobrem novos produtos no Instagram;
73% dos usuários acompanham marcas;
72% interagem com influenciadores.
Além disso, o Instagram ajuda:
85% dos usuários na descoberta de novos produtos;
84% dos usuários na pesquisa de produtos e serviços;
83% dos usuários na decisão do que comprar.
1. Insira o seu site na biografia do perfil
Descreva resumidamente a sua empresa, o propósito dela e o que seja interessante para os seus seguidores. É essencial incluir um link para o seu site, blog ou Landing Page – afinal, é nesse momento que você iniciará a geração de Leads.
2. Utilize CTA nas imagens
Em meio a tantos posts na timeline do usuário, incluir um Call-to-Action na sua foto pode fazer toda a diferença para atrair a atenção dele.
3. Aposte em fotos e vídeos
Vídeos
Está aí um formato que funciona com os usuários! Aproveite o privilégio de ter a atenção deles e indique no vídeo que há mais informações sobre o produto ou serviço no link da biografia. E, claro, garanta que o usuário será redirecionado para a página correta.
Os vídeos são ótimos formatos para educar mais os usuários a respeito do que você vende. Isso porque é possível falar e explicar de forma mais clara e próxima do seu público.
Com uma duração de até 60 segundos, os vídeos no Instagram também podem ser uma ferramenta divertida para mostrar melhor o seu produto e o funcionamento dele.
Os vídeos são publicados em seu perfil e exibidos no feed do aplicativo, assim como acontece com fotos.
Uma outra maneira interessante de explorar esse recurso é fazer vídeos de até 15 segundos no Stories. Esse formato consiste em publicações que desaparecem após 24 horas e são exibidos no topo do aplicativo.
Há também a opção de criar um Boomerang, que permite a repetição curta de certos movimentos. Essa opção faz com que movimentos cotidianos fiquem interessantes, engraçados e diferentes!
Fotos
As fotos são o principal formato de publicação do Instagram. Isso porque, inicialmente, essa rede social foi criada para compartilhar apenas imagens.
Por isso, ao anunciar produtos no Instagram, você precisa publicar fotos bem pensadas e feitas. Para ajudar a melhorar e editar suas imagens, você pode usar aplicativos de fotos, como VSCO, Snapseed e Afterlight.
É importante evitar imagens muito pesadas para não ter problemas de carregamento. O próprio Instagram já diminui a qualidade das fotos a serem publicadas caso elas não se enquadrem no permitido pelo aplicativo. Por outro lado, escolher fotos com baixa resolução fará com que suas imagens não fiquem nítidas. Por isso, escolha com cautela as fotos que você publicará.
4. Instagram Ads
Os anúncios do Instagram Ads funcionam muito bem para complementar a sua estratégia orgânica de geração de Leads. Eles podem ser feitos em três formatos: carrossel de fotos, retargeting para campanhas no Facebook e padrão patrocinado.
5. Faça parcerias com influenciadores
O Instagram possui vários usuários com centenas de milhares de seguidores e, por isso mesmo, com enorme potencial de alcance. Algumas personalidades digitais cobram pela divulgação de imagens em seus perfis, mas você pode procurar parcerias com blogueiros da sua região e com o mesmo público-alvo para iniciar esse tipo de comunicação.
Uma dica importante na hora de escolher o seu influenciador: número de seguidores não é tudo! O ideal é que você avalie o envolvimento e a relação que o influenciador possui com sua base de seguidores e se as mensagens passadas por ele são bem recebidas, bem como a identificação de suas pautas com o seu produto.
Às vezes, microinfluenciadores que combinem com o seu nicho podem gerar mais oportunidades para a sua marca por um investimento menor.
6. Use hashtags
Elas já são bem conhecidas dos usuários para identificarem mensagens sobre um assunto específico. Caso você vá fazer um evento ou promoção específica, pense em uma hashtag criativa e incentive seus seguidores a utilizarem-na também.
7. Faça textos mais curtos e aposte na imagem
Você já tem fotos e vídeos ótimos. Agora, é importante pensar em como descrever todo esse conteúdo.
Saber apresentar com clareza e objetividade os seus produtos é essencial para ter um perfil atrativo. Nunca publique nessa rede sem uma legenda e lembre-se de que ela precisa ser curta.
Este é o momento ideal para você explorar sua criatividade!
Crie legendas inovadoras e utilize sempre as #hashtags. Elas marcam a imagem e direcionam os usuários ao nicho correto do seu produto. Porém, evite usá-las em excesso para que a descrição não fique poluída.
O Instagram é uma rede social focada em fotos e vídeos. Por isso, capriche na produção do seu conteúdo. Se os pontos principais da sua mensagem não forem passados diretamente pela imagem, a foto deve ao menos ser interessante o suficiente para incentivar o seguidor a ler seu texto. A dica pode até parecer óbvia, mas muita gente se esquece dela no dia a dia.
É muito comum empresas usarem fotos de banco de imagens sem tratamento algum ou imagens com muito texto. Lembre-se: as pessoas, na maioria das vezes, não estão no Instagram para ver novidades sobre o seu negócio. Ofereça conteúdos que se conectam às expectativas e necessidades delas. Do contrário, elas irão passar pelo seu conteúdo sem fornecer a atenção que você espera.
Outra dica valiosa é sempre buscar passar sua mensagem nas primeiras linhas e da forma mais breve possível. Se o seu seguidor precisar clicar em “ver mais” para saber o que você tem a dizer, as chances de conseguir atingir seu objetivo com aquela publicação são menores. Deixe hashtags e informações complementares para depois do “ver mais”.
8. Identifique a frequência ideal de postagens no Instagram
Essa é uma rede social interativa e que não precisa que o usuário gaste muito tempo lendo as legendas dos posts. Por isso, é possível postar sempre que você tiver algum conteúdo bom.
Não existe uma quantidade de postagens ideal, tudo depende de quanto material você já tem preparado.
Porém, você pode pensar em algumas boas práticas para atrair mais pessoas para o seu perfil.
Poste fotos ou vídeos todos os dias.
Evite publicar mais de dois conteúdos no mesmo dia para não sobrecarregar seu perfil. Se você postar tudo de uma vez só, ficará sem ter o que publicar depois.
Lembre-se de postar também nos finais de semana. É importante atualizar suas postagens sempre que possível.
Pense na rotina dos usuários que você quer ter para escolher o melhor horário de postar.
9. Tente engajar mais usuários no Instagram
Se você começou a usar essa rede social agora, provavelmente não tem muitos seguidores.
De nada adianta ter um ótimo perfil no Instagram com fotos, vídeos e conteúdos relevantes se isso não for bem divulgado e não atrair os seguidores certos.
Você precisa fazer com que seu Instagram seja visto!
Conectar o seu Facebook ao Instagram ajuda a aumentar o número de seguidores na sua nova rede. Há uma opção para que você siga pessoas que já estão no seu Facebook. Ao fazer isso, esses perfis que você seguir terão acesso a sua conta e poderão te seguir de volta.
Caso você tenha criado uma conta nova, defina a persona que você quer atingir e faça com que ela veja seu Instagram no momento certo. Isso fará com que os usuários tornem-se seus seguidores e queiram conhecer mais sobre sua marca.
O principal nesse momento é saber comunicar-se com excelência com as pessoas que têm interesse no que você vende no Instagram Por isso, responda os comentários e directs enviados de forma mais rápida e personalizada. Isso mostrará que você se importa com quem te segue ali.
Além disso, você precisa divulgar o seu Instagram para que as pessoas o conheçam. Use suas outras redes sociais para espalhar a novidade de que agora a sua marca tem um perfil no Instagram.
Divulgue em todas as suas outras redes sociais: Facebook, Twitter, Snapchat, Tumblr… Você pode até mesmo enviar e-mails para seus clientes informando sobre essa novidade!
Apesar de ter diversas formas de divulgar sua nova rede, tome cuidado com alguns artifícios utilizados para conseguir esses seguidores!
Muitas pessoas optam por entrar em perfis famosos para pedir que os usuários sigam seus perfis. Essa não é uma estratégia eficiente e pode criar uma má reputação para a sua marca.
10. Ideias do que vender no Instagram
Este tópico é para aqueles que desejam trabalhar com o Instagram, mas ainda não sabem muito bem o que vender pelo aplicativo.
Fizemos uma lista com algumas possibilidades que você pode explorar:
Roupas: quanto mais você conseguir segmentar seu mercado, melhor. Pense em qual tipo de roupa você gostará de vender: roupas femininas, masculinas, infantis, moda praia, moda plus size, vestidos de festas ou roupas de academia? Essas são apenas algumas opções que você pode explorar.
Alimentos: alguns pratos são tão apetitosos que rendem boas imagens. E sim, é possível vender alimentos pelo Instagram, como já citamos anteriormente.
Serviços: você pode manter uma rede de contatos a fim de oferecer seus serviços. Se você é um consultor de moda, por exemplo, pode falar sobre o assunto em seu perfil e fazer seu próprio marketing pessoal, enquanto engaja seguidores interessados no tema.
Acessórios: ainda no ramo moda, é possível vender acessórios usando o marketing que o Instagram pode proporcionar. A vantagem dos acessórios é que, no geral, não é preciso experimentar para saber se ele ficará bom, como é o caso das roupas.
Cursos online: por meio do Instagram, é possível engajar os seguidores acerca de um tema e vender um curso online para os interessados. Por exemplo: você tem um perfil voltado para alimentação saudável. Por meio do seu perfil, você pode indicar aos seus seguidores um curso de culinária saudável. Esse curso pode tanto ser de autoria própria, sendo você um produtor digital, ou pode ser de terceiros, sendo você então, um afiliado. A vantagem é que você pode escolher qualquer tema pelo qual se interesse, e divulgar um curso online que o complemente. Para entender mais sobre como criar e vender cursos online, clique aqui.
Bebidas: você pode vender também sucos naturais congelados ou outros tipos de bebidas pelo Instagram. Capriche nas fotos!
Eletrônicos: faça propaganda de artigos eletrônicos, como celulares e outros dispositivos e venda por meio do Instagram!
Produtos decorativos: quadrinhos, pinturas, bordados e uma infinidade de produtos artísticos fazem muito sucesso no Instagram, principalmente se você for o artista, é ainda mais interessante para destacar seus talentos e ainda gerar uma renda!
O fato é que poderíamos fazer uma lista enorme com todos os produtos que você pode divulgar no Instagram, mas o fato é que praticamente qualquer produto que seja digno de um e-commerce (loja online), pode ser divulgado no Instagram.
Na dúvida, opte por aquele ramo que tiver mais afinidade.
Fontes: hotmart / resultadosdigitais
Caso tenha gostado deste artigo e queira saber mais entre em contato conosco, que estamos prontos para lhe ajudar.
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