Como utilizar o Whatsapp Business
- 6 de mai. de 2021
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2023
O fechamento temporário de lojas físicas e o isolamento social, causado pela pandemia da COVID-19, têm prejudicado as vendas de diversos setores. Nesse contexto, pequenos negócios podem ser muito afetados ou encerrarem suas atividades.
Para enfrentar essa realidade, além de um investimento maior no serviço de delivery e da adaptação da produção para o foco em entregas, a atenção do empreendedor deve estar em estreitar a comunicação com os seus clientes. Sendo assim, catálogos bem projetados e atualizados e bom atendimento virtual são quesitos de muita importância.
Whatsapp Business É uma versão especial para empresas e pode ser um ótimo aliado na hora de oferecer os produtos da sua loja!
Assim como o Whatsapp comum, a versão business está disponível para download nas lojas de aplicativos compatível com Android e iOS. Ao baixar é necessário registrar o número de contato da sua empresa.
Caso você já tenha utilizado o Whatsapp, é possível importar mensagens e históricos para a nova versão.
Boa leitura!

Após criar o perfil da sua empresa com nome e foto, é possível editar outras informações relevantes.
Horário de funcionamento da sua loja;
Catálogo virtual (se tiver);
Endereço;
Link para redes sociais;
E-mail comercial.
Para utilizar o Whatsapp Business como canal de comunicação da sua empresa com seus clientes, confira algumas dicas:
Etiquetas de organização:
Sinalize as conversas com etiquetas coloridas e dê uma função para cada cor.
Pedido pronto, encomenda feita, pedido entregue, entre outros.
Assim, fica mais fácil organizar as demandas da sua empresa.
Respostas rápidas:
Já percebeu que existem algumas perguntas que sempre vai ter alguém fazendo?
Por exemplo: Como funciona a loja? Qual o endereço? Entre outras questões cotidianas.
Então, configure respostas rápidas.
Crie um catálogo para expor sua mercadoria:
O catálogo é como uma vitrine virtual dos seus produtos. Além de boas imagens dos itens à venda, é possível adicionar especificações, preços e atualizar seus clientes sobre a quantidade de mercadorias disponíveis em estoque.
Divulgue o horário de atendimento e delivery:
No perfil comercial do aplicativo, adicione informações importantes como o horário de atendimento e de funcionamento do serviço de delivery, endereço físico, e-mail para contato, site oficial do empreendimento e links das páginas em redes sociais.
Use a localização em tempo real nas entregas:
A aglomeração de pessoas deve ser evitada. Sendo assim, o número de pedidos de delivery pode aumentar consideravelmente. Ao ativar o recurso de localização em tempo real, seus clientes podem acompanhar o percurso da entrega ou checar se a encomenda está próxima do seu destino.
Use etiquetas para classificar pedidos:
A versão para pequenas empresas do aplicativo permite classificar, por meio de etiquetas de cores diferentes, contatos e mensagens. Esse é um recurso que pode ajudar na organização dos seus pedidos. É possível definir uma cor para cada categoria de produto oferecido, por exemplo.
Indique quando estará disponível:
Você pode configurar uma resposta de ausência automática para indicar que não está disponível para atender, naquele momento. No texto da mensagem, os horários programados para receber os pedidos também podem ser informados.
E se quiser uma ajuda profissional para melhorar os seus resultados é muito simples basta clicar aqui para o atendimento.
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