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Como o Google pode ajudar a sua empresa?

Foto do escritor: Convergência Marketing e ComunicaçãoConvergência Marketing e Comunicação

Atualizado: 17 de mai. de 2023

Desde que a Internet se popularizou no Brasil, o Google é presença constante na vida dos internautas, seja nas buscas, no e-mail, no celular ou no computador de mesa.


Graças a isso, o buscador se tornou uma vitrine onde todas as empresas querem estar. No entanto, como qualquer negócio, o objetivo do Google é ganhar dinheiro e, portanto, a maioria das formas de anunciar neste veículo é paga.


Mas o que muitas pessoas não sabem é que o Google Group tem ferramentas gratuitas para ajudar você a divulgar seus negócios.


O termo "pesquisa do Google" já é comum aqui. O Google é constantemente pesquisado por perguntas sobre qualquer assunto, e produtos e serviços não são diferentes.


Por exemplo, podemos falar sobre o nosso serviço profissional de construção de sites e revenda de hospedagem. A jornada de compra de nossos clientes começa com a pesquisa.

Antes de comprar, negociar ou alugar um serviço, o consumidor pesquisa a empresa, a concorrência e até compara o que está sendo comprado. Portanto, a empresa deve seguir muito de perto as regras do Google.

Para que seu site fique em primeiro lugar no Google, o SEO exige uma série de medidas técnicas de otimização, que em inglês significa otimização para mecanismos de busca. Este é o método que oferece ao internauta as condições mais favoráveis ​​para encontrar o que procura. Na prática, as ferramentas e técnicas de otimização de mecanismos de busca permitem que seu conteúdo chegue a potenciais clientes de forma ainda mais rápida e precisa, logo na primeira página do Google.

Hoje qualquer pessoa com um simples smartphone (mais do que computadores de mesa no Brasil) e uma conexão com a internet encontra o que procura em segundos. Se precisar abastecer o carro, vá ao posto de gasolina mais próximo. Se você quer emagrecer, consulte um nutricionista. Segundo estudo da consultoria TNS Research International, 92% dos brasileiros pesquisam produtos ou serviços em sites ou comparam preços em lojas virtuais antes de efetuar uma compra. Mas eles estão ocupados. Eles provavelmente escolherão entre os primeiros resultados que aparecem no Google. E para que seu negócio esteja na primeira página das buscas, aplicar técnicas de SEO é essencial. As palavras-chave

são responsáveis ​​por sua empresa ou site aparecer em primeiro lugar no Google e ser facilmente encontrado em todos os buscadores. O resultado é mais visitantes, tráfego de maior qualidade, mais resultados e mais vendas.


Para alcançar o resultado desejado, não basta escolher uma palavra e colocá-la em uma página ou artigo. Fazer seu site aparecer nos melhores rankings requer estratégia, estudo e muita pesquisa para encontrar as melhores palavras-chave para sua página e site.

O poder do Google no mundo digital é inegável, a plataforma atualmente domina as buscas por palavras-chave, sua ferramenta de Vídeo é a mais utilizada, e a busca no YouTube o torna o buscador mais utilizado.

A pesquisa local permite que as pessoas procurem um serviço ou produto próximo de sua localização, o que significa que quase tudo que fazemos na Internet nos leva a uma ferramenta do Google.

Encontrar uma empresa no Google é importante para quem deseja fazer da Internet um local para anunciar seus produtos e serviços.


Ferramentas do Google que podem favorecer a sua empresa


Buscador do Google – Ser apresentado entre os primeiros resultados do buscador pode significar ter uma grande audiência e conseguir muitas vendas, pois saiba que lá que o seu cliente vai te encontrar, então você precisa “estar no Google”.

Por isso, existe uma grande necessidade de otimização de conteúdo para que o seu site apareça com mais frequência.


Com números altíssimos, a companhia processa cerca de 40 mil pesquisas por segundo, o equivalente a 3,5 bilhões de buscas por dia e 1,2 trilhão de buscas do ano em todo o mundo. Diariamente captura 20 bilhões de sites novos, eliminando também outros sites que infringem direitos autorais e as políticas de uso.


Hoje, as buscas no Google não se limitam apenas a sites, mas também a diferentes conteúdos disponibilizados pela plataforma, que tem sido bastante abrangente. A maioria das pesquisas realizadas no buscador apontam que 65% delas mostram vídeos, enquanto 40% mostram imagens, 16% mostram notícias, 6% ofertas de compras e, menos de 1% mostram os mapas.


Google Search Console , vai ajudar a entender como o Google vê seu site. Vai apresentar os erros e mostrar o que precisa ser concertado ou melhorado.


Ainda através do search console é possível descobrir como os usuários chegaram até seu site, qual palavra-chave (termo de pesquisa) o visitante digitou.


O que é maravilhoso, a partir daí você consegue saber com maior exatidão quais palavras-chave trabalhar em seu site ou blog.


E o melhor de tudo, a ferramenta é totalmente grátis. Você precisa ter apenas uma conta Google.


Seja para inbound marketing, ou qualquer outro tipo de estratégia, você vai precisar do Seach Console para analisar o tráfego orgânico. Em conjunto com o Google Analytics, você terá dados valiosos, onde poderá tomar decisões com mais precisão, e, é dele que irei falar mais abaixo.


A ferramenta Google Adwords, por sua vez, também é uma importante aliada, pois permite ao empreendedor identificar as melhores palavras-chave para o seu negócio e criar anúncios que alavanque suas vendas, se você deseja que a sua empresa apareça numa boa posição na busca do Google, essa ferramenta é fundamental. Através dela, você informa a plataforma quais são os links do seu site e a posição de cada página nos resultados do buscador e suporte para melhorar o posicionamento, esta é uma ferramenta para desenvolvedores.


Google AdwordsA ferramenta Google Adwords, por sua vez, também é uma importante aliada, pois permite ao empreendedor identificar as melhores palavras-chave para o seu negócio e criar anúncios que alavanque suas vendas, se você deseja que a sua empresa apareça numa boa posição na busca do Google, essa ferramenta é fundamental. Através dela, você informa a plataforma quais são os links do seu site e a posição de cada página nos resultados do buscador e suporte para melhorar o posicionamento, esta é uma ferramenta para desenvolvedores, essa ferramenta permite criar os anúncios que aparecem nos resultados das buscas Google através de pesquisas de palavras-chave. É possível criar os anúncios em redes de displays que aparecem em sites que falam sobre assuntos pertinentes ao seu produto.


Google Shopping e Merchant Center – integrado ao Adwords, essa ferramenta serve para carregar os produtos do site e-commerce e os apresenta para quem pesquisou o termo que corresponde ao produto, atualmente é uma das principais ferramentas que geram vendas em lojas virtuais. Se configurado de forma correta seu e-commerce consegue atingir um número de vendas consideráveis.


Google Keywords Planner – fundamental para o Google Adwords, através dele você pesquisa e planeja as palavras-chaves para usar nos anúncios de buscas. Você consegue visualizar as sugestões, volume de pesquisa e concorrência, aumente sua relevância por utilizar esta ferramenta.


Youtube – Uma das maiores plataformas de vídeos da internet. Utilizar essa ferramenta pode significar aumento da audiência, aproximação e interação com o seu público e fortalecimento da imagem do seu negócio.

É a segunda plataforma de busca mais utilizada no mundo, por isso é essencial ter um canal para sua empresa.


Google Meu Negócio – Ferramenta ajuda os seus futuros clientes a obterem mais informações sobre a sua empresa. Ideal para negócios locais. Além de administrar sua página no Google +, você também gerencia os seus locais. Ao fazer uma busca na plataforma, o cliente vê o resultado que vai exibir empresas por perto da casa dele, abrindo o endereço no Mapa, indicando a melhor rota, informações de contato, endereço do site e até postagens sobre o produto, serviço ou o dia-a-dia da empresa. Além de ajudar a sua empresa nos resultados do buscador.


Com o principal intuito de facilitar a descoberta de empresas nas proximidades de seus locais de atuação. O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita. Onde é possível criar uma conta para a sua empresa, registrando dados como: nome, endereço, horário de funcionamento, números de telefone para contato, segmento de atuação, entre outras informações.


Com uma conta criada e aprovada, você passará a aparecer nas pesquisas nas Busca do Google e no Google Maps. Ou seja, o Google Meu Negócio pode ser um grande aliado daqueles comércios e empresas que possuem ação muito forte regionalmente.

Pois é através da localização, que o Google irá determinar quais empresas sugerir, e é aí que entra o Google Meu Negócio. Por exemplo: se você possui uma padaria, e faz um cadastro no Google Meu Negócio, sua ficha poderá aparecer nas buscas sobre o seu segmento, trazendo potenciais clientes que poderão estar interessados em uma padaria proximidades.


Outro ponto relevante, é a possibilidade de avaliar como seu perfil está sendo encontrado pelos usuários através de relatórios dentro da ferramenta do Google Meu Negócio. Na aba de Insights você consegue validar como os clientes estão descobrindo a sua empresa. Se é por busca direta, descoberta indireta relacionada ao segmento, ou por marcas semelhantes.


Além disso, consegue também saber se o volume de buscas é maior pelo Google Maps ou pelas Buscas do Google. Ter uma visão geral dos Insights te ajuda a entender como melhorar ainda mais o seu perfil, detalhando suas informações com base nos resultados.


Google Analytics – O analytics é mais uma ferramenta grátis e de muita valia do Google, que tem por objetivo a análise de informações. É inserido nas páginas de seu site um código, que tem por função coletar dados e transformá-los em relatórios.

Como por exemplo, quantidade de visitas, o tempo que os usuários ficam em sua página, o gênero sexual de quem está acessando, o horário de pico, a origem dos acessos e até mesmo suas conversões. Através dos relatórios gerados pelo Google Analytics, você terá todas as informações necessárias para entender quem é sua persona. E partir daí decidir qual a estratégia de marketing surtirá mais efeito para sua empresa.sem dados não tem como saber qual campanha ou ação é a mais bem sucedida. Exatamente esse tipo de problema que o Analytics resolve.


Google Meu Negócio - O Google Meu Negócio é mais uma ferramenta disponibilizada de forma gratuita pelo buscador.


Qualquer desenvolvedor que trabalhe com criação de sites localmente, de forma profissional integra a esta excelente ferramenta.


Através dela você cadastra a sua empresa, e sempre que pesquisarem por ela no mecanismo de busca, o perfil será apresentado juntamente com fotos da empresa, avaliações, endereço e telefone.


Além disso, em 2014 após atualização do algoritmo do Google, o buscador prioriza em seus resultados, locais mais próximos do usuário.


Segundo Jornal Útil, após as práticas corretas com as ferramentas gratuitas do Google, os visitantes orgânicos aumentaram consideravelmente.


Por exemplo, imagina que o usuário digite “restaurante”, os resultados da busca serão de estabelecimentos locais, próximos a ele.


Diante disso, a importância de estar presente no Google meu negócio é imensurável, partindo do princípio que os consumidores fazem pesquisas sobre tudo no Google atualmente.


Google Forms - é uma ferramenta de pesquisa do Google, também totalmente grátis. Através dele é possível criar um formulário com campos personalizados e após a pesquisa ser realizada o Google gera relatórios, gráficos e informações dos resultados.

Isso é excelente, você pode usar esses questionários para entender sua persona, ou para captação de leads (possíveis clientes), por exemplo.


Então o Google Forms pode ajudar o seu negócio no aspecto de recolher dados e informações, as quais de outra maneira seriam difíceis de levantar.


Com nossas dicas, você poderá usufruir de ferramentas altamente poderosas e saber como empreender com pouco dinheiro e de forma mensurável.


E se quiser uma ajuda profissional para melhorar os seus resultados é muito simples basta clicar aqui para o atendimento.



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