Todos os dias, são feitas milhares de buscas na internet — e a maioria delas é por meio do Google. Com diversos sites concorrentes, não é uma tarefa simples estar entre as melhores posições do buscador.
Porém, o esforço para estar na primeira página, e entre os primeiros resultados, é determinante. Estima-se que, em média, o primeiro resultado do Google recebe 27% de cliques, enquanto o segundo recebe apenas 10%. Além disso, cerca de 94% das pessoas não vão para a segunda página de buscas.
Assim, fica mais fácil compreender a importância de ter um bom ranqueamento.
Além disso, quem chega organicamente em um site representa um(a) potencial cliente ou consumidor(a). Ou seja, esse público tem alta potencialidade de conversão, logo que há, ao menos, um interesse prévio no assunto ou produto da empresa.
Em relação aos investimentos, eles geram resultados em médio e longo prazos, mas o conteúdo produzido não perde relevância. Assim, aquele artigo ou post feito há meses pode gerar acessos e converter em vendas por tempo indeterminado.

Quando falamos em marketing digital, uma coisa é fato: todo mundo sonha em conseguir visitas em um site sem precisar pagar caro por isso.
Uma forma eficiente de gerar tráfego para seu site a longo prazo é usando SEO. Se você quer aumentar o tráfego do seu site e atrair mais usuários qualificados e clientes.
Mas a final o que é tráfego orgânico? Vamos responder agora! é nada mais do que as visitas conquistadas de maneira espontânea, sem usar anúncios. Geralmente esse tipo de tráfego vem de mecanismos de busca, como o Google e o Bing.
Esses acessos recebidos espontaneamente podem ser fonte de:
Tráfego direto: quando as pessoas acessam diretamente o endereço do site na barra do navegador;
Tráfego referência: quando a pessoa clica em um link, presente em outro site, que redireciona para o seu;
Tráfego social: é aquele a partir das redes sociais, ou seja quando você insere links para o seu site em seus posts e na própria bio do Instagram, por exemplo.
Mais do que entender o que é tráfego orgânico, é preciso conhecer a definição de tráfego e as diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago.
No tráfego orgânico, você pode receber visitas a qualquer hora, enquanto que, no tráfego pago, isso só acontece enquanto mantiver seu anúncio no ar.
O primeiro gera visitas por relevância: você é encontrado porque seu conteúdo está bem classificado no Google.
O segundo gera visitas por compensação financeira: você paga ao Google para indicar seu site ou blog para as pessoas que utilizam o buscador.
Embora os dois tipos de tráfego pareçam se diferenciar também pelo custo envolvido, duvide se alguém te disser que tráfego orgânico não exige investimento.
Apesar do custo ser menor – paga-se apenas uma vez para ter resultados prolongados -, estratégias de aquisição de clientes sempre exigem investimento. E podem levar tempo para gerar os resultados esperados.
Confira algumas dicas para ajudar a ter trafego orgânico no seu site:
Cuidados na estrutura do site
Para gerar tráfego no e-commerce, há práticas básicas para garantir a boa performance da sua loja online.
Aqui vão alguns mandamentos indispensáveis para que seu site seja encontrado com facilidade e proporcione uma boa navegação para os usuários:
Servidor
Um servidor de qualidade é importante para garantir o uptime, ou seja, que o seu site esteja “no ar” 24 horas por dia. Além disso, quando você mantém um e-commerce, o seu servidor deve ser capaz de aguentar o aumento de tráfego repentino quando sua loja lançar uma promoção, por exemplo.
Domínio próprio
Além de transmitir credibilidade para os clientes, um domínio próprio garante que você poderá usar o endereço do seu site como desejar.
E você também não corre o risco de um concorrente comprar um domínio com o nome da sua loja, afetando sua identificação pelos usuários.
Plataforma eficiente e responsiva
É importante escolher uma plataforma de e-commerce intuitiva e adaptada para o seu segmento de negócio. Além disso, uma arquitetura de informação bem planejada e design eficiente vão melhorar muito a navegação do usuário.
Outro aspecto indispensável é que a plataforma seja responsiva, ou seja, adaptável para qualquer dispositivo, sobretudo os smartphones.
Tráfego pago x tráfego orgânico
Na disputa entre o tráfego pago X tráfego orgânico, pode não ser tão simples definir o melhor. Isso porque cada tática deve ser aplicada com objetivos específicos e, na maioria das vezes, são formas que se complementam.
Afinal, sempre apostar apenas em uma ou outra opção pode limitar o crescimento da marca. Por isso, se possível, vale trabalhar ambas as opções.
Porém, na hora de comparar as vantagens, alguns dados são importantes: cerca de 71% das buscas no Google resultam em cliques nos resultados da primeira página — por isso, estar nela é essencial.
Fazer isso por meio de anúncios pagos pode ser bem mais custoso financeiramente. Além do investimento reduzido, as vantagens do tráfego orgânico incluem:
Construção de autoridade da marca;
Conquista espaço de relevância no Google;
Investimento em clientes potenciais;
Continua gerando cliques mesmo que o conteúdo pare de ser atualizado;
Cria uma base de leads qualificada.
Já o tráfego pago envolve benefícios como resultados rápidos, ainda que o investimento financeiro seja mais elevado em relação ao orgânico. Além disso, manter uma equipe focada em conteúdos inbound, conquistando relevância da marca, pode ser inviável para algumas empresas.
Por isso, a opção de tráfego pago pode ser mais vantajosa para resultados imediatos, lançamentos de produtos e aproveitamento de tendências.
Dicas para gerar tráfego orgânico
1. Conheça o público
Uma das grandes vantagens do tráfego orgânico é trabalhar com clientes potenciais. Ou seja, aquelas pessoas que fazem buscas relacionadas, procuram informações ou demonstram interesse de consumo.
Porém, para ter insights assertivos, é preciso dar atenção e conhecer o comportamento do público, adaptando o planejamento para resultados mais assertivos e focados. Com uma análise focada nesses dados, é possível produzir conteúdos poderosos e relevantes, convertendo muito mais leads.
2. Aposte no mobile
Cada vez mais é indispensável pensar a internet por meio dos dispositivos móveis. O uso de celulares e tablets para acessar à internet tem crescido e dominado uma parcela considerável de fontes de acesso.
Por isso, ter páginas adequadas e de carregamento rápido em dispositivos móveis é fundamental para a boa experiência do público. Além da boa experiência de navegação, isso é um critério para o Google avaliar as páginas e ranqueá-las.
3. Esteja nas redes sociais
Aliar plataformas é uma forma bem eficaz de conquistar espaço digital e fortalecer a marca.
Ter um perfil comercial no Instagram, Facebook e Twitter, por exemplo, usando as estratégias adequadas para cada plataforma, impulsiona o crescimento orgânico e constrói uma boa relação com o público — fator cada vez mais relevante para as pessoas.
Esse é um ponto bastante relevante para que as marcas sejam lembradas na hora de consumir ou escolher um produto!
4. Aposte em conteúdo
Um bom levantamento de palavras-chave, e-mail marketing, melhoria na velocidade de carregamento são algumas boas medidas de otimização. Aliás, o Google valoriza bastante aspects técnicos na hora de ranquear os sites e portais.
No entanto, é o conteúdo que mantém o acesso e fideliza o público. Por isso, não basta conquistar um clique, é preciso ter conteúdos poderosos para converter leads. Aposte em:
Criatividade;
Linguagem adequada ao público;
Informações claras e confiáveis;
CTA (Call To Action).
5. Invista em diferentes formatos e plataformas
O tráfego orgânico pode ser conquistado por diferentes fontes. Por isso, o ideal é conhecer as possibilidades, escolher as adequadas aos objetivos da empresa ou marca, fazer um bom planejamento e apostar na multiplicidade.
Redes sociais digitais, e-mail marketing e links referência em outros portais podem impulsionar o crescimento de acessos.
Agora é só colocar a mão na massa e aplicar as dicas que você aprendeu aqui!
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Muito Boa suas dicas, para colaborar posso dizer que tem uma ferramenta excelente para gerar trafego orgânico, ela serve para anunciar automático em sites de classificados grátis, são mais de 340 sites atualmente cadastrados nesse programa ele se chama "PCG Programa Classificados grátis", é só dar uma busca ai no Google e vai encontrar o site com esse programa, muito bom mesmo, sempre usei e faço vendas na internet praticamente só usando esse programa...
Olá, preciso de um orçamento para desenvolvimento de site, podem me ajudar ?