10 dicas básicas de redes sociais para os pequenos negócios
- Convergência Marketing e Comunicação
- 28 de dez. de 2022
- 5 min de leitura
Atualizado: 17 de mai. de 2023
Se você é um empreendedor e quer saber como tirar o máximo proveito das redes sociais, confira essas dicas.
As redes sociais já fazem parte da maioria dos brasileiros. O Brasil é o país que mais utiliza redes na América Latina. Segundo o relatório Digital in 2019 publicado pela We are Social e Hootsuite, mais de 79% dos brasileiros são ativos nas redes sociais. E esse público os utiliza comercialmente, buscando na Internet todos os dias um serviço ou produto.
Estar online não faz mais diferença. É uma necessidade. As redes sociais tornaram-se uma extensão das nossas vidas e a sua utilização é essencial para qualquer negócio que pretenda ter mais sucesso. Um bom planejamento de marketing digital pode melhorar a aquisição de clientes e aumentar os lucros.
Neste artigo vou te mostrar 10 dicas básicas para o seu negócio ter mais visibilidade, atrair clientes e vender mais. Boa leitura

As redes sociais de negócios aumentam o envolvimento com seus clientes atuais e potenciais. Além disso, sua base de clientes sempre lembrará de você, pois ao abrirem suas redes, encontrarão os posts da sua marca.
Segundo levantamentos (em inglês), no Brasil, são 140 milhões de usuários nas redes sociais, ou 66% da população brasileira. Assim, estar presente nas redes sociais significa aumentar o alcance da sua marca.
Você também pode humanizar sua marca. Em outras palavras, seus clientes veem não apenas a empresa que vende os produtos ou serviços, mas também o microempreendedor individual por trás dela.
1- Esteja online
A primeira coisa que todo Empreendedor deve lembrar é: não adianta criar um perfil comercial no Facebook, Instagram ou Youtube e deixar o espaço online para trás porque pode ter o efeito contrário no seu negócio!
2- Descubra o seu “cliente ideal”
Um "cliente ideal", também conhecido como persona, é um perfil semi-fictício que combina várias características representativas do seu público com outras informações que você coleta por meio de pesquisas e conversas com os clientes.
Especifique informações como idade, sexo, localização, renda média e muito mais. Esse perfil é responsável por direcionar as ações de marketing digital nas redes sociais.
Mas como saber quem é o seu "cliente ideal"?
Para responder a esta pergunta, tente descobrir tudo, desde informações básicas até gostos, hobbies e preocupações. Acompanhar e ouvir o consumidor é uma das chaves para um negócio de sucesso. Depois de encontrar sua persona, desenvolva estratégias que falem diretamente com seu público. Por exemplo, se o seu cliente pertence à geração mais jovem, invista em redes sociais mais atualizadas, como Instagram e TikTok.
3 - Conheça as redes sociais, como funcionam e qual é o público de cada uma
Quando falamos em redes sociais, a maioria das pessoas pensa imediatamente no Facebook. E não à toa, é a rede mais famosa que existe, com cerca de 86 milhões de usuários no Brasil.
Mas existem outras redes sociais para explorar. O Instagram tem um nível de engajamento muito forte. Isso significa que você obtém muito mais do que curtidas, obtém engajamento, interação e um relacionamento com seus clientes.
LinkedIn é a maior rede social voltada para o mercado de trabalho. É ideal para interagir com os usuários, promover sua marca e até recrutar funcionários. Para ajudar as pequenas empresas, o LinkedIn publicou uma série de guias.
O Twitter é uma rede social conhecida por seu limite de caracteres: 280. Os usuários do Twitter estão relacionados a tecnologia, ciência e cinema.
You Tube é uma ótima rede social para ganhar popularidade através de vídeos. Apenas se preocupe com a qualidade da imagem e do som. Mas não precisa de câmera e microfone profissionais, nada! É importante que os telespectadores o ouçam claramente e que a qualidade da imagem seja boa, por exemplo, não tremida ou embaçada. Você pode encontrar dicas muito boas para fazer vídeos online.
O Pinterest é uma rede social onde as pessoas encontram e compartilham ideias sobre uma variedade de tópicos: moda, bem-estar, saúde, design de interiores, penteados, penteados, citações inspiradoras, artesanato e muito mais.
4 - Tenha uma linha editorial bem definida
Você não deve postar sua empresa nas redes sociais "só para postar". Todo conteúdo deve ter um propósito, por isso definir sua linha editorial é tão importante.
Por exemplo, se você vende produtos sustentáveis, suas linhas editoriais podem ser divididas em: desenvolvimento sustentável (linha principal), estilo de vida (suporte da linha principal) e campanhas publicitárias (postagens com foco em vendas, lançamentos de produtos etc.). O pipeline orienta o planejamento de conteúdo e otimiza significativamente seu tempo.
5 - Escolha qualidade em vez de quantidade
Nem todas as redes sociais são adequadas para o seu negócio e seus objetivos. Por duas razões. Primeiro, a maioria dos pequenos empresários deve gerenciar suas próprias redes. Além disso, ao entender o propósito de cada rede social e criar personas, você deve saber onde seus clientes e prospects querem se conectar. Concentre seus esforços e compartilhe conteúdo de qualidade que resolva seus problemas. Vá onde seu público está e forneça valor. Você será recompensado por isso.
6 - Faça um estudo dos seus concorrentes
A realização de uma análise competitiva é crucial para descobrir como se destacar da multidão. Veja o que seus concorrentes estão postando nas redes sociais.
Eles fornecem conteúdo relevante ou apenas promovem produtos?
Quantos seguidores, comentários e curtidas? – É importante não se apegar a isso porque isso é uma meta inútil
Com que frequência eles postam novos conteúdos?
Você vê oportunidades de fazer diferente em sua marca?
7 - Publique conteúdo que faz a diferença
Muitas empresas começam com uma estratégia de mídia e publicam conteúdo "somente transmissão" para agradar as métricas.
Mas cuidado, aqui quantidade não significa qualidade, então foque em agregar valor ao conteúdo que você publica.
Uma boa dica é definir desde o início a linha editorial de suas redes. Ele é responsável por projetar o conteúdo e criar sua identidade.
Procure reservar um dia da semana para cada modelo de pôster, segunda-feira pode ser dia de beber, com promoção de um quarto produto e sexta-feira para compartilhar mensagens de clientes satisfeitos.
Assim você se comunica com clareza com seu consumidor e otimiza seu tempo diário com conteúdos predefinidos.
Nessa fase, é importante soltar a criatividade e desenvolver conteúdos que sejam interessantes para a pessoa.
8 – Crie um banco de imagens e vídeos
Em ambientes digitais, as imagens têm mais apelo do que o texto. Pense nisso, invista em postagens com imagens atraentes e chamativas.
Mas encontrar as fotos e vídeos perfeitos não é fácil.
Pensando nisso, é importante criar um banco de fotos e vídeos, que pode ser feito em conjunto com a criação de uma grade de programação. Com um banco de imagens, você não precisa se preocupar em procurar imagens toda vez que postar conteúdo.
Ao manter tudo separado e pré-selecionado, você otimiza seu tempo e faz escolhas mais convincentes, sem esquecer a identidade visual da sua empresa.
9 - Conecte suas redes sociais ao seu site
Suas redes sociais são uma grande ponte entre seu site e seu público. Certifique-se de que seu site tenha ícones para suas redes sociais exibindo-os e que você inclua o site de suas redes. Direcione o tráfego de um local para outro e expanda seu alcance.
10 - Meça seus resultados com frequência
Cada rede social tem seus próprios mecanismos de análise e métricas, e é importante que você analise o desempenho do seu conteúdo em cada uma. Só assim você saberá qual mensagem é mais interessante, o que vai aumentar as vendas, o que não vai funcionar, etc.
Teste e avalie sua estratégia. Analise dados como: número de cliques por postagem, alcance das postagens, tempo de publicação, conteúdo, número de visitas. Em seguida, com base nos resultados, faça os ajustes necessários para melhorar ainda mais o desempenho.
Agora que você aprendeu as 10 dicas essenciais de mídia social para pequenas empresas, deveria investir em um serviço de consultoria de marketing digital personalizado para ajudá-lo a criar uma estratégia digital que atinja seus objetivos de negócios? Clique aqui
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